domingo, 26 de março de 2017

A Bíblia da Segurança no Trabalho


Acredito que todos os profissionais da Segurança do Trabalho já ouviram a famosa frase usada pelos professores do curso  - “O livro das NR’s é a Bíblia do Técnico de Segurança”.
De fato, a Portaria 3.214 de 8 de junho de 1978 é a base da nossa profissão, e não podemos negar que é extensa, por isso precisamos nos dedicar ao estudo das normas regulamentadoras, estar cada vez mais preparados para sua correta interpretação e constantemente atualizados.

Tenha acesso a todas as Normas Regulamentadoras AQUI.

Bíblia significa: Palavra grega, plural, que significa "livros". É uma coleção de 73 livros catalogados, considerados inspirados divinamente, que constituem a base de fé para religiões cristãs. É também respeitada por judeus e islâmicos. A bíblia não-católica contém 66 livros (7 a menos que a bíblia católica). Escreve-se, normalmente, com letra maiúscula. Bíblia é a revelação de Deus a humanidade. Por  (RS) em 

Agora, será que a semelhança entre a Bíblia e o livro da Normas Regulamentadoras está somente na quantidade de páginas ou há algo mais.

Saiba que há inúmeros textos bíblicos que narram situações relacionadas à Segurança no Trabalho. O mais conhecido é o texto de Deuteronômio capítulo 22, versículo 8, que diz:
Quando edificares uma casa nova, farás um parapeito, no eirado, para que não ponhas culpa de sangue na tua casa, se alguém de algum modo cair dela”.

Comparativo de Versão - Versículos Paralelos
Deuteronômio 22:8 - NVI - Nova Versão Internacional
Quando algum de vocês construir uma casa nova, faça um parapeito em torno do terraço, para que não traga sobre a sua casa a culpa pelo derramamento de sangue inocente, caso alguém caia do terraço.
Deuteronômio 22:8 - KJA - King James Atualizada
Quando edificares uma casa nova, farás um parapeito em torno do terraço, para que não tragas sobre a tua casa a culpa pelo derramamento de sangue inocente, caso alguém caia do terraço.
Deuteronômio 22:8 - NTLH - Nova Tradução na Linguagem de Hoje
Quando você construir uma casa, coloque uma grade de madeira em volta do terraço. Assim você não será culpado se alguém cair dali e morrer.
Deuteronômio 22:8 - Ave Maria – Católica
Quando construíres uma casa nova, farás uma balaustrada em volta do teto, para que não se derrame sangue sobre a tua casa, se viesse alguém a cair lá de cima.
Deuteronômio 22:8 - TNM - Tradução Novo Mundo - Testemunhas de Jeová
“Caso construas uma casa nova, tens de fazer também um parapeito para o teu terraço, a fim de que não ponhas culpa de sangue sobre a tua casa porque alguém caindo se precipite dela.

 

Nota: O parapeito era uma barreira erguida em um telhado a fim de evitar que as pessoas, próximo a beirada, pisassem em falso e caíssem. O telhado de uma casa israelita naquele tempo era usado da mesma forma que qualquer outro cômodo, principalmente durante a estação quente.

Talvez você possa aplicar algum dos textos bíblicos sugeridos em suas ministrações de cursos, treinamentos e diálogos de segurança. Veja alguns textos interessantes a seguir:

“mas quem me ouvir viverá em segurança e estará tranquilo, sem temer nenhum mal” Provérbios 1.33
“Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor, me fazes viver em segurança” Salmos 4.8

EPI – Calçado, Máscara, Óculos e Cinturão de Segurança
“Livrou-me do meu inimigo poderoso, dos meus adversários, que eram fortes demais para mim” 2Samuel 22.18
“Pois me livraste da morte e aos meus pés de tropeçar, para que eu ande diante de Deus na luz que ilumina os vivos” Salmos 56.13
“Ele o livrará do laço do caçador e do veneno mortal” Salmos 91.3
“São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!” Mateus 6.22-23
“Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, e deleita-se no seu caminho.
Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor o sustém com a sua mão” Salmos 37.23-24
Integração de Segurança e DDS
Pratiquem os meus decretos e obedeçam às minhas ordenanças e vocês viverão com segurança na terra” Levítico: 25.18
“Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles” Provérbios 22.6

Prevenção de acidente de trajeto
“O Senhor o protegerá de todo o mal, protegerá a sua vida. O Senhor protegerá a sua saída e a sua chegada, desde agora e para sempre” Salmos 121: 7-8
TEXTOS BÍBLICOS SOBRE TRABALHO

O trabalho instituído
Gn 2.15 – Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar.
Ex 20.9-11 – Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou.
O trabalho observado e recomendado
Sl 127.1 – Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.
Sl 128.1, 2 – Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem.
Pv 6.6-11 – Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos e sê sábio. Não tendo ela chefe, nem oficial, nem comandante, no estio, prepara o seu pão, na sega, ajunta o seu mantimento. Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? Um pouco para dormir, um pouco para tosquenejar, um pouco para encruzar os braços em repouso, assim sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade, como um homem armado.
Pv 10.4, 5 – O que trabalha com mão remissa empobrece, mas a mão dos diligentes vem a enriquecer-se. O que ajunta no verão é filho sábio, mas o que dorme na sega é filho que envergonha.
Pv 12.11 – O que lavra a sua terra será farto de pão, mas o que corre atrás de coisas vãs é falto de senso.
Pv 12.27 – O preguiçoso não assará a sua caça, mas o bem precioso do homem é ser ele diligente.
Pv 13.4 – O preguiçoso deseja e nada tem, mas a alma dos diligentes se farta.
Pv 14.23 – Em todo trabalho há proveito; meras palavras, porém, levam à penúria.
Pv 18.9 – Quem é negligente na sua obra já é irmão do desperdiçador.
Pv 20.4 – O preguiçoso não lavra por causa do inverno, pelo que, na sega, procura e nada encontra.
Pv 20.13 – Não ames o sono, para que não empobreças; abre os olhos e te fartarás do teu próprio pão.
Pv 21.25 – O preguiçoso morre desejando, porque as suas mãos recusam trabalhar.
Pv 22.29 – Vês a um homem perito na sua obra? Perante reis será posto; não entre a plebe.
Pv 24.30-34 – Passei pelo campo do preguiçoso e junto à vinha do homem falto de entendimento; eis que tudo estava cheio de espinhos, a sua superfície, coberta de urtigas, e o seu muro de pedra, em ruínas. Tendo-o visto, considerei; vi e recebi a instrução. Um pouco para dormir, um pouco para tosquenejar, um pouco para encruzar os braços em repouso, assim sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade, como um homem armado.
Pv 26.13-16 – Diz o preguiçoso: Um leão está no caminho; um leão está nas ruas. Como a porta se revolve nos seus gonzos, assim, o preguiçoso, no seu leito. O preguiçoso mete a mão no prato e não quer ter o trabalho de a levar à boca. Mais sábio é o preguiçoso a seus próprios olhos do que sete homens que sabem responder bem.
Pv 28.19 – O que lavra a sua terra virá a fartar-se de pão, mas o que se ajunta a vadios se fartará de pobreza.
O trabalho exemplificado por Cristo
Jo 5.17 – Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.
Jo 17.4 – Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer.
O trabalho exemplificado por Paulo
At 18.1-3 – Depois disto, deixando Paulo Atenas, partiu para Corinto. Lá, encontrou certo judeu chamado Áquila, natural do Ponto, recentemente chegado da Itália, com Priscila, sua mulher, em vista de ter Cláudio decretado que todos os judeus se retirassem de Roma. Paulo aproximou-se deles. E, posto que eram do mesmo ofício, passou a morar com eles e ali trabalhava, pois a profissão deles era fazer tendas.
1Co 15.10 – Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo.
1Ts 2.9, 10 – Porque, vos recordais, irmãos, do nosso labor e fadiga; e de como, noite e dia labutando para não vivermos à custa de nenhum de vós, vos proclamamos o evangelho de Deus. Vós e Deus sois testemunhas do modo por que piedosa, justa e irrepreensivelmente procedemos em relação a vós outros, que credes.
O trabalho ordenado para a vida aqui na terra
At 20.34, 35 – De ninguém cobicei prata, nem ouro, nem vestes; vós mesmos sabeis que estas mãos serviram para o que me era necessário a mim e aos que estavam comigo. Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurado é dar que receber.
Ef 4.28 – Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado.
Ef 6.5-8 – Quanto a vós outros, servos, obedecei a vosso senhor segundo a carne com temor e tremor, na sinceridade do vosso coração, como a Cristo, não servindo à vista, como para agradar a homens, mas como servos de Cristo, fazendo, de coração, a vontade de Deus; servindo de boa vontade, como ao Senhor e não como a homens, certos de que cada um, se fizer alguma coisa boa, receberá isso outra vez do Senhor, quer seja servo, quer livre.
Cl 3.17 – E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.
Cl 3.23, 24 – Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo.
2Ts 3.10-12 – Porque, quando ainda convosco, vos ordenamos isto: se alguém não quer trabalhar, também não coma. Pois, de fato, estamos informados de que, entre vós, há pessoas que andam desordenadamente, não trabalhando; antes, se intrometem na vida alheia. A elas, porém, determinamos e exortamos, no Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando tranquilamente, comam o seu próprio pão.
1Ts 4.10-12 – Contudo, vos exortamos, irmãos, a progredirdes cada vez mais e a diligenciardes por viver tranquilamente, cuidar do que é vosso e trabalhar com as próprias mãos, como vos ordenamos; de modo que vos porteis com dignidade para com os de fora e de nada venhais a precisar.