terça-feira, 21 de março de 2017

Mangueiras de hidrante

Resultado de imagem para mangueiras de incêndio
O sistema de combate à incêndios requer, dentre outros itens, mangueiras de incêndio adequadas, A escolha da mangueira de incêndio deve seguir os critérios da NBR 11861 da  ABNT.
Para verificar se seu sistema está adequado, considere o seguinte:
Mangueira tipo 1 - Destina-se a edifícios de ocupação residencial;
Mangueira tipo 2 - Destina-se a edifícios comerciais e industriais ou Corpo de Bombeiros.
Mangueira tipo 3 - Destina-se a área naval e industrial ou Corpo de Bombeiros, onde é indispensável maior resistência à abrasão.
Mangueira tipo 4 - Destina-se a área  industrial, onde é desejável maior resistência à abrasão.
Mangueira tipo 5 - Destina-se a área  industrial, onde é desejável uma alta resistência à abrasão.)
(O que é resistência à abrasão? Toda mangueira sofre um desgaste quando arrastada. A mangueira tipo 1 é indicada para pisos lisos. A mangueira tipo 2 é indicada para pisos de áreas comerciais e industriais. As mangueiras tipos 3 e 4 são indicadas para pisos nos quais é desejável uma maior resistência à abrasão. A mangueira tipo 5 é indicada para pisos altamente abrasivos. Também deve ser observado se a mangueira terá contato com óleos ou produtos químicos. Nesse caso, deverá ser escolhido um modelo com revestimento externo resistente a esses produtos. 
Algumas observações para o uso e armazenamento das mangueiras:
- A mangueira de incêndio deve ser utilizada por pessoal treinado.
- Não arrastar a mangueira sem pressão. Isso causa furos no vinco.
- Não armazenar sob a ação direta dos raios solares e/ou vapores de produtos químicos agressivos.
- Não utilizar a mangueira para nenhum outro fim (lavagem de garagens, pátios etc.) que não seja o combate a incêndio.
- Para a sua maior segurança, não utilize as mangueiras das caixas/abrigos em treinamentos de brigadas, evitando  danos e desgastes. As mangueiras utilizadas em treinamento de brigadas devem ser mantidas somente para este fim.
- Evitar a queda das uniões.
- Nunca guardar a mangueira molhada após a lavagem, uso ou ensaio hidrostático.
 Durante o uso:
- Evitar a passagem da mangueira sobre cantos vivos, objetos cortante ou pontiagudos, que possam danificá-la.
- Não curvar acentuadamente a extremidade conectada com o hidrante. Isso pode causar o desempatamento da mangueira (união).
- Cuidado com golpes de aríete na linha causados por entrada de bomba ou fechamento abrupto de válvulas e esguicho (segundo a norma americana NFPA 1962, a pressão pode atingir sete vezes, ou mais, a pressão estática de trabalho). Isso pode romper ou desempatar uma mangueira.
- Quando não for possível evitar a passagem de veículos sobre a mangueira, deve ser utilizado um dispositivo de passagem de nível.
 Inspeção e manutenção:
A inspeção e manutenção de mangueiras de incêndio deverá seguir as determinações da NBR12779.
- Toda mangueira, quando em uso (em prontidão para combate a incêndio), deve ser inspecionada a cada 3 (três) meses e ensaiada hidrostaticamente a cada 12 (doze) meses. Esses serviços devem ser realizados por profissional ou empresa especializada.
ALERTA: O ensaio hidrostático em mangueira de incêndio deve ser executado utilizando-se equipamento apropriado, sendo totalmente desaconselhável o ensaio efetuado por meio da expedição de bomba da viatura, hidrante ou ar comprimido, a fim de evitar acidente.
- Para lavagem da mangueira, utilizar água potável, sabão neutro e escova macia.
- Secar a mangueira à sombra, utilizando um plano inclinado ou posicionando-a na vertical; nunca diretamente ao sol.
- Fazer a redobra dos vincos com profissional ou empresa especializada.
- O usuário deve identificar individualmente as mangueiras sob sua responsabilidade e manter registros históricos de sua vida útil.
- Após o ensaio hidrostático, a mangueira deve retornar, preferencialmente, para o mesmo hidrante ou abrigo em que se encontrava antes do ensaio.
- No caso de reprova, a mangueira deverá ser substituída imediatamente, a fim de manter o número adequado de mangueiras junto ao hidrante.
- Uma boa aplicação para mangueiras reprovadas seria corta-las em tiras para uso em abafadores para combater fogo em mata e para proteção de algumas cargas em veículos.
Resultado de imagem para abafador feito com mangueira de incêndio