quinta-feira, 17 de maio de 2018

7 qualidades indispensáveis para um líder


Imagem relacionada
Você pensa que os grandes líderes são gestores tiranos e que atropelam todos à sua frente? Esses estereótipos ficaram no passado e escondem o fato de que a liderar bem é uma arte. A habilidade de conduzir uma empresa e levá-la a atingir resultados cada vez melhores vai além de determinação, tino comercial e vontade de liderar. A lista abaixo mostra o que é preciso para que um líder seja bem-sucedido.

1. Ambição

Não importa se o desejo é aumentar a presença online da empresa ou conquistar mercados internacionais, o que separa os bons líderes dos melhores líderes é a ambição. Os grandes vencedores do mundo dos negócios compartilham a habilidade para desenvolver estratégias audaciosas e a ética para colocá-las em prática. Os líderes bem-sucedidos também inspiram suas equipes a ir além da realidade do dia a dia e a trabalhar para atingir o seu melhor. Seu senso de ambição é mais forte do que o medo de fracassar e os ajuda a dar a volta por cima.

2. Resiliência

Algumas vezes, apenas lutar pelos objetivos do negócio pode levar ao fracasso. Autoconfiança e ambição não são suficientes para resistir aos desafios de mercado ou para eliminar os erros cometidos no passado. Grandes líderes são incrivelmente resilientes – eles podem transformar um desastre em uma vitória na última hora. Esse talento para se recuperar quando tudo parece perdido é uma qualidade poderosa o longo prazo.

3. Foco

Da mesma forma que atletas olímpicos ou artistas famosos, os melhores líderes tratam o seu trabalho como a coisa mais importante do mundo. Esse foco inabalável os leva às jornadas de 14 horas e é o seu combustível quando precisam encarar um grande desafio. Os líderes mais inspiradores são aqueles que não se desmotivam de seus propósitos e mantêm seus olhos fixos no “prêmio”. Eles sabem quando sacrificar uma batalha para vencer a guerra.

4. Flexibilidade

Bons líderes sabem que as circunstâncias mudam e que ter agilidade é vital para o sucesso. Eles não têm medo de mudar de rumo e sabem como tirar vantagem de uma situação que parece perdida.

5. Empatia 

Os melhores chefes sabem que os relacionamentos são vitais para a sua trajetória de negócios e sempre exercitam a sua inteligência emocional. Eles sabem como causar empatia entre seus clientes e equipes e estão sempre preparados para ajudar ou até mesmo para recuar. Na visão de um grande líder, a empatia não diminui o valor do negócio – ela agrega valor e o ajuda a crescer. Esse atributo estreita os laços de lealdade e pode estimular parcerias.

6. Criatividade

Para atingir objetivos, muitas vezes é preciso deixar as regras de lado e redefinir práticas já estabelecidas. Os líderes mais poderosos inovam incansavelmente e estimulam uma cultura de criatividade, dando poder para suas equipes seguirem esse exemplo.

7. Visão

Ter uma consciência clara da direção para onde o seu negócio está indo é essencial para o sucesso de um empreendedor. A liderança bem-sucedida se baseia em uma visão clara do futuro, assim como na habilidade de tomar todas as medidas necessárias para chegar lá. Ser um bom líder muitas vezes depende de uma mistura de qualidades que levam o profissional a atingir objetivos maiores. Os melhores chefes sabem que ver além do negócio é um exercício complexo e envolvente – eles combinam uma forte determinação com o desejo de crescer.
Esse artigo foi originalmente publicado no Worklife Austrália