CURRICULO


CURRICULO

Sergio Roberto da Silva

43 anos - Casado, 2 filhos
DADOS PESSOAIS:
Endereço: Rua Nelson Paulo da Silva
Bairro: Jardim Layr       CEP: 08760-320
Cidade: Mogi das Cruzes        Estado: São Paulo
Telefone: Cel.: (11) 98504-0945  Res.: (11) 4729-8605  Com.: (11) 4950-7730
E-mail: tecnolsergio@yahoo.com.br; tecnolsergio@gmail.com
web: http://profsergiorobertosilva.blogspot.com
         
Resumo de Qualificações
Experiência de 16 anos como Técnico de Segurança do Trabalho em indústria do ramo metalúrgico, gráfico, têxtil e de prestação de serviços, além de pequenas atuações em muitos outros segmentos industriais. Atuei em empresas de grau de risco 3, com mais de 400 funcionários, e grau de risco 2, com mais de 800 funcionários. Responsável pelas atividades do departamento de segurança do trabalho na matriz e filiais das empresas onde atuei. Lecionei por quatro anos em escola de cursos técnicos. Conhecimentos gerais e específicos de todas as normas regulamentadoras; pacote office; sistemas de gestão da qualidade, segurança e meio ambiente. Graduado em Tecnologia em Gestão Ambiental Ocupacional e Pós em Gestão Ambiental pela UBC; Pós Graduado em Ergonomia pela Unisa. Experiência com PPRA, PCMSO, PPP, CIPA, SIPAT, Brigada de Emergência, AVCB, Licenciamento Ambiental, E-Social, Treinamentos, Análise Ergonômica, etc. Assessoria para empresas: Editora Gráficos Burti Ltda e Grupo Padrão Segurança e Serviços.
Sou dinâmico, proativo, responsável e automotivado. Busco novas oportunidades no mercado de trabalho.

Formação Acadêmica
Ergonomia – Lato Senso – Unisa – 2018
Bacharel em Teologia (MEC) - UNIFIL - 2017
Bacharel em Teologia (Livre) - ESUTES - 2012     
Gestão Ambiental – Lato Senso – UBC – 2008
Bombeiro Profissional Civil – Vigilli Del Fuoco - 2007
Tecnólogo em Gestão Ambiental e Segurança do Trabalho – UBC - 2005
Técnico de Segurança do Trabalho - ETM - Escola Técnica Mogiana - 2002

EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS:
Experiência: Líder Técnico de Segurança do Trabalho/Auditoria
Período: Desde 09/2015
Sou responsável pelo Departamento de Segurança do Trabalho e Auditoria de cliente. Supervisiono o trabalho dos profissionais da saúde do Ambulatório da empresa; Responsável pelos assuntos relacionados as questões ambientais (licenciamento ambiental e gerenciamento de resíduos); Gerenciamento do PPRA, PCMSO, PPP, Ergonômico, CIPA, Brigada de emergência; Inspeções de segurança; Planejamento e aplicação de cursos e treinamentos; Análise de riscos; Integração para novos colaboradores; Elaboração de Procedimentos e Instruções de Trabalho; Análise e investigação de acidentes; Elaboração de dados estatísticos de acidentes; Acompanhamento de perícias técnicas trabalhistas; Regularização de AVCB. Planejamento da SIPAT, Auditorias internas.


Empresas: Burti Gráfica e Padrão Segurança
Experiência: Assessoria em Segurança do Trabalho
Período: Desde 09/2015

Presto serviços na área de Segurança do Trabalho. Organização da CIPA, Elaboração de PPP, PPRA e treinamentos. 

Experiência: Técnico em Segurança do Trabalho
Período: 07/2005 a 07/2014
Fui responsável pelo Departamento de Segurança do Trabalho, composto por técnico e estagiário. (Matriz, com 380 funcionários e Grau de Risco 3 e mais 4 filiais, com 120 funcionários e Grau de Risco 2); Supervisionei o trabalho dos profissionais da saúde do Ambulatório da empresa; Responsável pelos assuntos relacionados as questões ambientais (licenciamento ambiental e gerenciamento de resíduos) no Parque Gráfico em Itaquaquecetuba; Gerenciamento do PPRA, PCMSO, PPP, Ergonômico, CIPA, Brigada de emergência; Inspeções de segurança; Planejamento e aplicação de cursos e treinamentos; Análise de riscos; Integração para novos colaboradores; Elaboração de Procedimentos e Instruções de Trabalho; Análise e investigação de acidentes; Elaboração de dados estatísticos de acidentes; Acompanhamento de perícias técnicas trabalhistas;
Regularização de AVCB. Planejamento da SIPAT, Auditorias internas. Viabilizei campanhas de saúde e segurança. O departamento estava subordinado à Gerência de Recursos Humanos.

Experiência: Técnico em Segurança do Trabalho
Período: 08/2014 a 11/2014
Fui contratado para criar o departamento de SSMA – Segurança, Saúde e Meio Ambiente; Capacitei e coordenei equipe composta por dois profissionais técnicos em segurança do trabalho subordinados; Gerenciei do PPRA, PCMSO, PPP, Brigada de emergência e demais laudos em todas as filiais da empresa; Desenvolvi e iniciei aplicação de cursos e treinamentos necessários; Implantei integração de segurança para novos colaboradores; Elaborei Procedimentos se segurança e Instruções de Trabalho; Viabilizei campanhas de saúde e segurança. Estava subordinada a Gerência de Recursos Humanos.

Empresa: CAMPOS SILVA SISTEMAS DE GESTÃO S.S. LTDA
Experiência: Consultor e Palestrante na área de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental.
Período: De 06/2009 a 01/2012
Prestação de serviços de consultoria e treinamentos na área de Qualidade, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho.

Experiência: Professor de cursos técnicos (Disciplinas: Higiene Industrial, Segurança no Trabalho, Gestão Ambiental, Controle Ambiental, Educação Ambiental)
Período: De 08/2005 a 06/2009
Lecionei para turmas dos cursos Técnicos em Segurança do Trabalho, Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Enfermagem do Trabalho.

Empresa: TECHNOLOGY INDUSTRIAL DO BRASIL (Prestador de Serviço)
Experiência: Prestador de Serviços
Período: De 05/01/2007 a 05/05/2008
Responsável por treinamentos, controle de documentos, equipamentos de segurança, campanhas educativas, fiscalização, planejamento da SIPAT, formação de brigadistas de emergência, criação e aplicação de procedimentos e ordens de serviços, entre outras atribuições relacionas a segurança no trabalho. Assessoria e consultoria de segurança no trabalho.

Experiência: Técnico em Segurança do Trabalho
Período: De 12/05/2003 a 12/04/2005
Responsável pelo Departamento de Segurança do Trabalho; elaboração do PPRA, PPRPS, PCMSO, PPP, Ergonômico, CIPA, Brigada de incêndio e demais laudos; Inspeções de segurança; Planejamento e aplicação de cursos e treinamentos; Integração para novos colaboradores; Elaboração de Procedimentos e Instruções de Trabalho; Análise e investigação de acidentes.

Experiência: Técnico em Segurança do Trabalho
Período: De 15/02/2002 A 11/05/2003
Responsável pela elaboração e ministração de treinamentos e cursos relacionados a segurança no trabalho, coleta de dados para a elaboração de laudos técnicos, abastecimento de dados no sistema, vistorias técnicas nas empresas clientes.

Empresa: QUALIEXTING – COM. E MANUT. DE EQUIP. DE SEGURANÇA
Experiência: Técnico em Extintor de Incêndio
Período: De 10/12/1997 a 12/11/2001
Responsável pela produção, supervisão de pessoal e auditorias.

Membro da ONS-27, Comissão de Estudo de Questões Ambientais e Higiene e Ergonomia da ABTG - Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica, desde 2008. Participação nos trabalhos de interpretação de normas técnica e desenvolvimento de manuais, cartilhas e guias técnicos ambientais e de segurança no trabalho. Os materiais publicados pela ABTG estão disponíveis em:
http://www.abtg.org.br/content-site/guia-tecnico-ambiental-da-industria-grafica-2-ed-serie-p/150

CURSOS EXTRA-CURRICULARES:
- Perícia Ambiental - ComExito - 2017
- AET / Ferramentas de Análise - Proderg - 2017 
eSocial no Sistema Senior (Rubi) - Nova Era - 2016 
- Auditor Interno - NBR ISO 9001:2008 – Qualitá Soluções - 2013
- Gestão de Resíduos Sólidos - ComExito - 2012
- Bacharel em Teologia EaD - ESUTES - 2012
- Sistema de Gestão Ambiental – NBR ISO 14001:2004 – Fundação Vanzolini - 2009
- Embaixadores de Valores – Max RH - 2008
- Sistema de Gestão Integrada - ComExito - 2008
- Seminário de Gestão de Saúde e Segurança - SENAC Jabaquara - 2007
- Liderança e Motivação de Equipes – PRODEP - 2005
- Elaboração e Gerenciamento de PPRPS - SENAI Guarulhos – 2004